A NASCAR Cup Series segue para a segunda de três corridas do “Round of 16” dos playoffs de 2025. Após a emocionante abertura em Darlington, os pilotos agora encaram o desafio da Enjoy Illinois 300 no World Wide Technology Raceway, um oval de 1.25 milhas. A corrida é crucial, pois antecede a etapa de eliminação em Bristol, no dia 13 de setembro, onde quatro dos 16 competidores darão adeus à disputa pelo título.
A ação na pista começa no sábado com um treino de 50 minutos às 17h30 (horário de Brasília), seguido imediatamente pelo treino classificatório de volta única às 18h40. A corrida principal acontece no domingo, com largada prevista para as 16h (horário de Brasília), com transmissão pela USA Network e HBO Max.
A seguir, analisamos os principais pontos de atenção para esta etapa decisiva.
Briscoe já classificado, mas com um histórico a superar
Chase Briscoe, da Joe Gibbs Racing, chega a Gateway com a tranquilidade de ser o único piloto já garantido no “Round of 12”. A vaga veio com uma vitória dominante na Cook Out Southern 500 em Darlington, onde liderou 309 das 367 voltas. Apesar da classificação antecipada, o piloto, que iniciou os playoffs como o oitavo favorito, agora enfrenta um desafio pessoal: seu retrospecto no WWT Raceway não é dos melhores. Em três largadas pela sua antiga equipe, a Stewart-Haas Racing, seu melhor resultado foi um modesto 17º lugar. Sua única memória positiva na pista é a pole position conquistada na corrida inaugural de 2022.
Gateway: A pista da esperança para a Team Penske
Se há uma equipe que chega otimista a esta etapa, é a Team Penske. Joey Logano, tricampeão da categoria, encontra-se atualmente abaixo da linha de corte, na 13ª posição, e uma boa performance em Gateway é fundamental. Logano é o único piloto a terminar no top 5 em todas as três corridas já realizadas no oval, incluindo a vitória na edição inaugural de 2022, um terceiro lugar em 2023 e um quinto lugar na temporada passada. Seus companheiros de equipe também têm motivos para sorrir: Austin Cindric é o atual vencedor da Enjoy Illinois 300 e possui a segunda melhor média de chegada (8.3), atrás apenas de Logano (3.0). Já Ryan Blaney, que liderava a prova do ano passado até ficar sem combustível na última volta, tem a quinta melhor média (11.3) e é o segundo piloto com mais voltas lideradas na pista (115).
O desafio da Hendrick Motorsports em terreno hostil
Em contraste com a Penske, a Hendrick Motorsports não tem um histórico favorável em Gateway. Em 11 largadas combinadas entre seus pilotos nos playoffs – Kyle Larson, Chase Elliott, William Byron e Alex Bowman – a equipe conseguiu apenas três top 10. Larson foi o mais bem-sucedido, com dois desses resultados, sendo o melhor um quarto lugar em 2023. Byron conquistou o outro, com um oitavo lugar na mesma prova. Os dois também são os únicos do time a terem liderado voltas na pista. Para Elliott e Bowman, os melhores resultados foram apenas um 13º lugar.
A ascensão da 23XI Racing nos playoffs
Tyler Reddick e Bubba Wallace, da 23XI Racing, foram os que mais ganharam posições após a etapa de Darlington. Reddick, que começou os playoffs como o 14º colocado, saltou impressionantes 10 posições e agora ocupa o 4º lugar na classificação geral, após terminar em segundo na última corrida. Wallace também subiu na tabela, indo da 9ª para a 5ª posição, graças a um sólido sexto lugar. Ambos chegam a Gateway com o moral elevado e prontos para consolidar suas posições entre os favoritos.
Kyle Busch: O favorito fora dos playoffs que pode surpreender
Mesmo não estando na briga pelo título, Kyle Busch, da Richard Childress Racing, é um nome a ser observado de perto. O bicampeão tem um histórico excepcional em WWT Raceway: foi segundo colocado em 2022 e venceu a prova de 2023 largando da pole. Com 202 voltas na liderança, ele é o piloto que mais esteve na ponta neste circuito. Vindo de um oitavo lugar em Darlington, Busch busca encerrar um longo jejum de 84 corridas sem vitória e tem em Gateway o cenário perfeito para “atrapalhar a festa” dos competidores dos playoffs.
Ordem do Treino Classificatório para a Enjoy Illinois 300
A ordem de entrada na pista para a classificação é definida por uma métrica que combina o resultado do proprietário do carro na corrida anterior (70%) e a posição atual do proprietário nos pontos (30%). O treino será realizado em uma única volta e um único round. A letra (P) indica os pilotos que estão nos playoffs.
Posição | Nº | Piloto | Pontuação Métrica | Grupo |
1 | 51 | Cody Ware | 36.7 | 1 |
2 | 10 | Ty Dillon | 33.4 | 1 |
3 | 71 | Michael McDowell | 30.9 | 1 |
4 | 35 | Riley Herbst # | 30.1 | 1 |
5 | 47 | Ricky Stenhouse Jr. | 29.7 | 1 |
6 | 7 | Justin Haley | 27.9 | 1 |
7 | 34 | Todd Gilliland | 27.5 | 1 |
8 | 41 | Cole Custer | 26.7 | 1 |
9 | 99 | Daniel Suárez | 25.6 | 1 |
10 | 54 | Ty Gibbs | 21.4 | 1 |
11 | 4 | Noah Gragson | 20.0 | 1 |
12 | 38 | Zane Smith | 17.5 | 1 |
13 | 6 | Brad Keselowski | 17.4 | 1 |
14 | 60 | Ryan Preece | 16.6 | 1 |
15 | 77 | Carson Hocevar | 13.8 | 1 |
16 | 17 | Chris Buescher | 12.1 | 1 |
17 | 8 | Kyle Busch | 11.3 | 1 |
18 | 42 | John Hunter Nemechek | 10.0 | 1 |
19 | 16 | AJ Allmendinger | 9.8 | 2 |
20 | 43 | Erik Jones | 8.7 | 2 |
21 | 21 | Josh Berry (P) | 31.4 | 2 |
22 | 48 | Alex Bowman (P) | 26.2 | 2 |
23 | 88 | Shane van Gisbergen # (P) | 26.0 | 2 |
24 | 20 | Christopher Bell (P) | 23.3 | 2 |
25 | 3 | Austin Dillon (P) | 20.3 | 2 |
26 | 22 | Joey Logano (P) | 17.9 | 2 |
27 | 24 | William Byron (P) | 16.5 | 2 |
28 | 9 | Chase Elliott (P) | 15.2 | 2 |
29 | 12 | Ryan Blaney (P) | 14.7 | 2 |
30 | 5 | Kyle Larson (P) | 14.2 | 2 |
31 | 2 | Austin Cindric (P) | 11.1 | 2 |
32 | 1 | Ross Chastain (P) | 10.1 | 2 |
33 | 23 | Bubba Wallace (P) | 5.7 | 2 |
34 | 11 | Denny Hamlin (P) | 5.5 | 2 |
35 | 45 | Tyler Reddick (P) | 2.6 | 2 |
36 | 19 | Chase Briscoe (P) | 1.0 | 2 |