Desporto

Guia da NASCAR em Gateway: Tudo sobre a Enjoy Illinois 300, a segunda etapa do Round of 16

A NASCAR Cup Series segue para a segunda de três corridas do “Round of 16” dos playoffs de 2025. Após a emocionante abertura em Darlington, os pilotos agora encaram o desafio da Enjoy Illinois 300 no World Wide Technology Raceway, um oval de 1.25 milhas. A corrida é crucial, pois antecede a etapa de eliminação em Bristol, no dia 13 de setembro, onde quatro dos 16 competidores darão adeus à disputa pelo título.

A ação na pista começa no sábado com um treino de 50 minutos às 17h30 (horário de Brasília), seguido imediatamente pelo treino classificatório de volta única às 18h40. A corrida principal acontece no domingo, com largada prevista para as 16h (horário de Brasília), com transmissão pela USA Network e HBO Max.

A seguir, analisamos os principais pontos de atenção para esta etapa decisiva.

Briscoe já classificado, mas com um histórico a superar

Chase Briscoe, da Joe Gibbs Racing, chega a Gateway com a tranquilidade de ser o único piloto já garantido no “Round of 12”. A vaga veio com uma vitória dominante na Cook Out Southern 500 em Darlington, onde liderou 309 das 367 voltas. Apesar da classificação antecipada, o piloto, que iniciou os playoffs como o oitavo favorito, agora enfrenta um desafio pessoal: seu retrospecto no WWT Raceway não é dos melhores. Em três largadas pela sua antiga equipe, a Stewart-Haas Racing, seu melhor resultado foi um modesto 17º lugar. Sua única memória positiva na pista é a pole position conquistada na corrida inaugural de 2022.

Gateway: A pista da esperança para a Team Penske

Se há uma equipe que chega otimista a esta etapa, é a Team Penske. Joey Logano, tricampeão da categoria, encontra-se atualmente abaixo da linha de corte, na 13ª posição, e uma boa performance em Gateway é fundamental. Logano é o único piloto a terminar no top 5 em todas as três corridas já realizadas no oval, incluindo a vitória na edição inaugural de 2022, um terceiro lugar em 2023 e um quinto lugar na temporada passada. Seus companheiros de equipe também têm motivos para sorrir: Austin Cindric é o atual vencedor da Enjoy Illinois 300 e possui a segunda melhor média de chegada (8.3), atrás apenas de Logano (3.0). Já Ryan Blaney, que liderava a prova do ano passado até ficar sem combustível na última volta, tem a quinta melhor média (11.3) e é o segundo piloto com mais voltas lideradas na pista (115).

O desafio da Hendrick Motorsports em terreno hostil

Em contraste com a Penske, a Hendrick Motorsports não tem um histórico favorável em Gateway. Em 11 largadas combinadas entre seus pilotos nos playoffs – Kyle Larson, Chase Elliott, William Byron e Alex Bowman – a equipe conseguiu apenas três top 10. Larson foi o mais bem-sucedido, com dois desses resultados, sendo o melhor um quarto lugar em 2023. Byron conquistou o outro, com um oitavo lugar na mesma prova. Os dois também são os únicos do time a terem liderado voltas na pista. Para Elliott e Bowman, os melhores resultados foram apenas um 13º lugar.

A ascensão da 23XI Racing nos playoffs

Tyler Reddick e Bubba Wallace, da 23XI Racing, foram os que mais ganharam posições após a etapa de Darlington. Reddick, que começou os playoffs como o 14º colocado, saltou impressionantes 10 posições e agora ocupa o 4º lugar na classificação geral, após terminar em segundo na última corrida. Wallace também subiu na tabela, indo da 9ª para a 5ª posição, graças a um sólido sexto lugar. Ambos chegam a Gateway com o moral elevado e prontos para consolidar suas posições entre os favoritos.

Kyle Busch: O favorito fora dos playoffs que pode surpreender

Mesmo não estando na briga pelo título, Kyle Busch, da Richard Childress Racing, é um nome a ser observado de perto. O bicampeão tem um histórico excepcional em WWT Raceway: foi segundo colocado em 2022 e venceu a prova de 2023 largando da pole. Com 202 voltas na liderança, ele é o piloto que mais esteve na ponta neste circuito. Vindo de um oitavo lugar em Darlington, Busch busca encerrar um longo jejum de 84 corridas sem vitória e tem em Gateway o cenário perfeito para “atrapalhar a festa” dos competidores dos playoffs.

Ordem do Treino Classificatório para a Enjoy Illinois 300

A ordem de entrada na pista para a classificação é definida por uma métrica que combina o resultado do proprietário do carro na corrida anterior (70%) e a posição atual do proprietário nos pontos (30%). O treino será realizado em uma única volta e um único round. A letra (P) indica os pilotos que estão nos playoffs.

Posição Piloto Pontuação Métrica Grupo
1 51 Cody Ware 36.7 1
2 10 Ty Dillon 33.4 1
3 71 Michael McDowell 30.9 1
4 35 Riley Herbst # 30.1 1
5 47 Ricky Stenhouse Jr. 29.7 1
6 7 Justin Haley 27.9 1
7 34 Todd Gilliland 27.5 1
8 41 Cole Custer 26.7 1
9 99 Daniel Suárez 25.6 1
10 54 Ty Gibbs 21.4 1
11 4 Noah Gragson 20.0 1
12 38 Zane Smith 17.5 1
13 6 Brad Keselowski 17.4 1
14 60 Ryan Preece 16.6 1
15 77 Carson Hocevar 13.8 1
16 17 Chris Buescher 12.1 1
17 8 Kyle Busch 11.3 1
18 42 John Hunter Nemechek 10.0 1
19 16 AJ Allmendinger 9.8 2
20 43 Erik Jones 8.7 2
21 21 Josh Berry (P) 31.4 2
22 48 Alex Bowman (P) 26.2 2
23 88 Shane van Gisbergen # (P) 26.0 2
24 20 Christopher Bell (P) 23.3 2
25 3 Austin Dillon (P) 20.3 2
26 22 Joey Logano (P) 17.9 2
27 24 William Byron (P) 16.5 2
28 9 Chase Elliott (P) 15.2 2
29 12 Ryan Blaney (P) 14.7 2
30 5 Kyle Larson (P) 14.2 2
31 2 Austin Cindric (P) 11.1 2
32 1 Ross Chastain (P) 10.1 2
33 23 Bubba Wallace (P) 5.7 2
34 11 Denny Hamlin (P) 5.5 2
35 45 Tyler Reddick (P) 2.6 2
36 19 Chase Briscoe (P) 1.0 2